Advertisement

Facebook

Olinda festeja o dia estadual do maracatu


O dia estadual do Maracatu , um dos ritmos mais importantes da nossa cultura é festejado no dia 1.º de agosto. E a Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Patrimônio e Cultura, em conjunto com o Instituto de Cooperação Econômica Internacional (ICEI), O Maracatu   Nação Camaleão e a Associação dos Maracatus de Olinda, realizarão algumas atrações para comemorar o dia com direito a sessão solene no Palácio, desfile de cortejos, seminários e oficinas. 
Para a solenidade no Palácio, a se realizar às 18:00h, haverá a apresentação de grupos de maracatu olindenses. Leão Coroado, Maracatudo Nação Camaleão, Badia, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracambuco, Axé da Lua e Nação de Luanda já confirmaram presença juntamente com algumas batucadas e outros representantes do ritmo. Eles sairão em cortejo do Palácio, se dividindo pelas principais ruas e tomando, assim, o Sítio Histórico com o som marcado das alfaias.
Antes disso, porém, o Auditório da Faculdades Integradas Barros Melo/Aeso (Rua de São Bento, nº 200) receberá o mundo do maracatu olindense no dia 29/07, a partir das 16:00h. Entre oficinas e rodas de diálogos, a importância do ritmo para Pernambuco, assim como sua influência na cultura, e seu futuro são temas a ser discutidos. Liderando a conversa estará o Mestre Afonso do Leão Coroado (um dos grupos mais antigos, com 145 anos), a historiadora do Arquivo Público Neide Santana, um representante da Sepac e mestres do maracatu olindense.
Oficinas de Alfaias, Ganzás e Gonguês também serão ministradas nesse mesmo dia pelos grupos de maracatu de Olinda, no intuito de envolver crianças e jovens das comunidades, estimulando o sentimento de pertença dessa arte.
O Dia Estadual do Maracatu foi instituído em 1997 . Despertar o conhecimento dessa expressão cultural para os próprios moradores da cidade e levar a roda de conversa ao âmbito civil e acadêmico faz com que a marca do maracatu perdure. A resistência do ritmo, por meio de vitórias e conquistas populares, mostra a importância da cidadania como ferramenta da cultura.

SERVIÇO

Dia Estadual do Maracatu em Olinda
29/07 
Seminários e oficinas no Auditório da Faculdades Integradas Barros Melo/Aeso (Rua de São Bento, nº 200)
16h – Abertura
16h30 – Roda de diálogo: Origem, História e Protagonistas da arte do Maracatu
17h30 – Roda de diálogo: O Maracatu como um Patrimônio Imaterial, propostas de ações e projetos de preservação dessa singularidade do nosso Estado
18h15 – Oficinas: Alfaias, Ganzás e Gonguês e suas Damas de Paço, Reis e Rainhas do Maracatu. Uma mostra dos vestuários e instrumentos utilizado pelos Maracatus
19h15 – Homenagem aos Maracatus
20h – Encerramento
01/08
Encontro de maracatus de baque virado acontecerá na Praça Monsenhor Fabrício, em frente à Prefeitura de Olinda
Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...