Advertisement

Facebook

Governo do Estado instala Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto


Será instalado nesta terça-feira (21), às 14:00h, o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto de Pernambuco criado através do Decreto n.º 36.568 o comitê será coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde e terá a responsabilidade de traçar estratégias para minimizar o número de acidentes de moto no Estado.

           De acordo com dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no ano de 2010, os acidentes com transportes terrestres já representam 25,7% dos óbitos por causas externas, o segundo com maior incidência no Estado, atrás apenas de homicídios. Considerada uma epidemia moderna, os acidentes de moto são maioria entre eles, registrando 30,6% dos casos. Os homens são vítimas em 89% dessas ocorrências, 65% desses com idades entre os 20 e 39 anos. Entre os danos causados aos pacientes que sobrevivem, destacam-se as sequelas motoras, psicológicas e mutilações.

            O comitê é composto por representantes de 19 órgãos, sendo três representantes da Secretaria Estadual de Saúde, e membros das secretarias estaduais de Transporte, Educação, Cidades e Criança e da Juventude. Também integram o órgão o Ministério Público (MP), Detran, CTTU, Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, sindicato de motociclistas, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CPqAM), entre outras instituições que lidam com essa questão de saúde pública.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...