Advertisement

Facebook

Campanha de Vacinação contra a gripe vem ai






















Oomeça na próxima segunda-feira (25) a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que se estenderá até 13 de maio em 65 mil postos em todo o País. No dia 30 de abril (sábado), ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização. O Ministério da Saúde vai ampliar a população coberta pela imunização do Sistema Único de Saúde (SUS).

A partir deste ano, além de idosos e populações indígenas, atendidos desde 1999, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A vacina a ser distribuída protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1). A meta do ministério, estados e municípios é vacinar 80% da população alvo, o que representa cerca de 23,8 milhões de pessoas. 



A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza. 

As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos - idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis.

Vacinação de crianças 
Os pais devem levar as crianças duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose. 

Contraindicações 
Não deve tomar a vacina quem tem alergia à proteína do ovo. Pessoas com deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar o médico primeiro.


Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...