Advertisement

Facebook

Dia Nacional da Bossa Nova





Hoje é comemorado o Dia Nacional da Bossa Nova. O movimento que nasceu na década de 30, mas se oficializou na década de 50 e que mudou a identidade da composição musical no Brasil ao misturar o samba com influências do jazz americano, fazendo com que o Brasil ficasse conhecido em todo o mundo pela música criada por nomes como João Gilberto, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Luiz Bonfá.

O grande embrião da Bossa Nova eram as reuniões de música da classe média carioca, em apartamentos como o de Nara Leão, na Av. Atlântica, Copacabana. Um grupo se reunia para fazer e ouvir música e nesse grupo haviam nomes como Billy Blanco, Carlos Lyra. Roberto Menescal e Sérgio Ricardo. Tempos depois aumentou abrindo as portas para Chico Feitosa, Luiz Carlos Vinhas , Ronaldo Bôscoli e João Gilberto.

Aos poucos o movimento cresceu e se espalhou por bares e casas noturnas do Rio de Janeiro. Em 1958, Vinícius de Moraes compôs em parceria com Tom Jobim a canção que se tornaria um ícone da Bossa Nova " Chega de Saudade" . Em 1959, era lançado o primeiro LP de João Gilberto , Chega de Saudade, contendo a faixa-título -canção com cerca de 100 regravações feitas por artistas brasileiros e estrangeiros. A partir dai, a bossa nova era uma realidade palpável.

Em 2009, o Presidenmte Luis Inácio Lula da Silva, assinou uma Lei de n.º 11.926 , que instituia o dia do aniversário de Tom Jobim 25 de janeiro como o Dia Nacional da Bossa Nova.



Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...