Terminou o 5.º Feirão de Veículos de Garanhuns

novembro 29, 2010
Foto: Amannda Oliveira
Terminou no dia de ontem o 5.º Feirão de Carros de Garanhuns.
Durante 04 dias o feirão disponibilizou na Guadalajara mais de 500 veículos entre novos e usados com participação de lojas comoWellington Veículos, Dourado Veículos, Edivel Veículos,Via Karros e Veneza Veículos.

Foto: Amannda Oliveira

Com excelentes oportunidades de negócio e tendo a frente a BV Financeira e Saullo Paes Eventos e Comunicação, os veículos postos a venda puderam ser financiado em até 60 meses, com início do pagamento para 2011.

Amannda Oliveira

Cinema perde o ator Leslie Nielsen

novembro 28, 2010
Morreu aos 84 anos o ator canadense Leslie Nielsen.
O ator que estava internado em um hospital de Ft. Lauderdale, no estado americano da Flórida, morreu de complicações devido a uma pneumonia. A notícia foi divulgada por uma rádio canadense através de informações de um sobrinho do ator.
O ator que participou de clássicos como O Planeta Proibido em 1956 e O Destino de Poseidon em 1972 , ficou marcado por papéis cômicos em filmes como :Apertem os cintos, o piloto sumiu!" (1980), "Corra que a polícia vem aí" (1988) – e as sequências "Corra que a Polícia Vem Aí 2½" (1991)" e "Corra que a Polícia Vem Aí 33⅓" (1994) –, "Drácula - morto, mas feliz" (1995), "Duro de espiar" (1996), "Mr. Magoo" (1997), além de ter participado da série "Todo mundo em pânico".Também viveu o personagem dos desenhos animados Mr. Magoo na adaptação homônima para as telas, entre tantos outros projetos cômicos.

Sem sombra de dúvidas , o cinema ficou mais triste.

Batalha contra o tráfico no Rio de Janeiro

novembro 27, 2010
 
Foto Reprodução/Rede Globo












Passei os últimos dias assistindo ou lendo as notícias advinas de todos os jornais do Brasil e do mundo, em relação a já conhecida guerra civil que há décadas atinge a cidade do Rio de Janeiro .
Custei a creditar que as imagens vinculadas pela imprensa retratavam uma cidade brasileira ao invés do Kwait, Afeganistão ou um dos países que vivem em guerra. Foram dias de terror junto a população, com arrastões, queima de carros e tudo o que a maldade inspira-se.

Os traficantes tinham motivo pra tocar o terror, se "vingar" do governo do Rio: à política de ocupação de favelas por UPPS ( Unidades de Polícia Pacificadora) e a transferência de presos para presídios federais.

E num fato que eu concidero histórico, o governo respondeu a altura e invadiu a fortaleza do tráfico com carros blidados da marinha, resistentes a quase tudo. E pela primeira vez em anos, os traficantes saíram literalmente correndo com o rabo entre as pernas, pasmos com o poderio da polícia.

Isso diminiui , mas não cessou os ataques a população, mas foi um grande começo. O moradores da favela sairam as ruas e deram demonstrações explicítas de esperança e de algo que há muito não se via: confiança na polícia.

Após mais reuniões, o governo do Rio recebeu o reforço de mais 800 homens, todos veteranos do exército e da aeronáutica.

O sofrimento uniu a população que acolheu a polícia nas ruas e o Disk Denúncia não para de tocar  com pessoas querendo ajudar a polícia a trazer para as favelas algo que as UPPS tem mostrado ser possível se viver: PAZ.

Ao mesmo tempo em que me alegro com estas ações bem articuladas , me preocupo com o seu prazo de validade.

Hoje em uma entrevista , o Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro , José Mariano Beltrame , disse que as ações para implantação das UPPS no Rio seguirão até 2014. E após 2014? Como ficarão as coisas? O que vai acontecer com esta estrutura? Como vai ficar a população?
Será que estamos apenas nos preparando para Olimpíadas e Copa sem nos lembramos do nosso povo?

Torço sinceramente para que não.

Amannda Oliveira
novembro 26, 2010

Arco Jazz Fest

novembro 26, 2010

Nova prova no ENEN será dia 15 de dezembro

novembro 24, 2010

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira” comunicou que as novas provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, para os alunos que foram prejudicados por erros de impressão nas provas realizadas no dia 6 de novembro passado, serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro às 13 horas, horário de Brasília.


O Inep encaminhará para os alunos alunos prejudicados e identificados comunicados pelos meios habituais (e-mail, sms e telefone). Também receberão um novo cartão de confirmação de inscrição com o local onde devem se apresentar. Estes estudantes receberão declaração de comparecimento para justificar eventual ausência do ponto de trabalho após a prova.
As normas de segurança do edital do Enem 2010 são as mesmas para a realização desta nova prova, ou seja, os alunos devem se apresentar com uma hora de antecedência no local da prova, portando o novo cartão de inscrição (que estará disponível no portal do Inep) e um documento de identidade com foto, além de caneta esferográfica preta.

Amannda Oliveira

Prefeitura da Cidade do Recife divulga programação do fim de ano

novembro 23, 2010
Foi  divulgada na manhã de ontem pelo prefeito em em exercício da cidade do Recife  Milton Coelho, a programação do Ciclo Natalino do Recife que tem como tema "Natal da Solidariedade". 
O título foi escolhido em homenagem ao Instituto Materno Infantil de Pernambuco - IMIP que este ano completa 50 anos.
A festa começa no próximo domingo (28), às 18h, com as festividades da entrega da iluminação decorativa da árvore de natal, no Cais da Alfândega. Mais a abertura oficial do evento só acontecerá no dia 12 de dezembro com shows de Ivan Lins e Nelson Ayres.
As atrações do Ciclo Natalino estarão espalhadas por diversos pólos como é de costume alguns deles são: Pina, Brasília Teimosa, Boa Viagem, Casa Amarela, Ibura e Morro da Conceição, além de pólos comunitários espalhados pela cidade.
Dentro da programação esta prevista uma campanha de doação de brinquedos que serão doados às crianças em tratamento no IMIP. A campanha começa dia 28 de dezembro.

No reveillon , nomes como Paralamas do Sucesso e Martinho da Viola estarão se apresentando, mas um dos grandes destaques na programação que é multicultural, é que praticamente 90% das atrações são pernambucanas.

Programação do Reveillon

PÓLO TORRE - 2.º JARDIM

20:OOh - Torre Mix

PÓLO TORRE OTHON

20:OOh - Torre Trash

PÓLO IBURA

00:00h - Queima de Fogos 
01:00h - Beto Barbosa 
02:00h - Nonô Germano 

PÓLO MORRO DA CONCEIÇÃO 

00:00h - Queima de Fogos 
01:00h - Paulo Diniz
02:00h - João do Morro

PÓLO PINA


22:00h - Karinna Spinelly
23:30h - Martinho da Vila  
00:00h - Queima de Fogos

01:00h - Belo Xis, Ramos Silva e Wellington do Pandeiro
03:00h - Orquestra do Maestro Duda e Nena Queiroga

PÓLO ACAIACA

22:00h - Fim de Feira
23:30h - Eddie
00:00h - Queima de Fogos
01:00h - Paralamas do Sucesso
03:00h - Claudionor Germano e Orquestra Popular do Recife (do Maestro Ademir Araújo).


Se você quiser conferir toda a programação do Ciclo Natalino, entre no site da Prefeitura da Cidade do Recife www.recife.pe.gov.br.


Amannda Oliveira 

Viagens

novembro 21, 2010
Meus queridos,

Viajo amanhã para mais uma semana de capacitações, vou escrever um pouco menos , mas prometo não abandoná-los.

Um Abraço,

Amannda Oliveira

Festa da Padroeira de Belo Jardim

novembro 21, 2010


A Festa de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade de Belo Jardim, terá mais uma vez o Encontro dos Filhos Ausentes. O evento que acontece no dia 07 de dezebro, lembra da época em que a cidade se envaidecia em receber visitantes e se mostrava participativa com moradores que nasceram e amavam a cidade. Nos dias atuais , muitos destes se foram, alguns moram longe, outros já faleceram, mas os ilustres filhos sempre retornam pra casa em dezembro para rever a família  é uma época de alegria e confraternização. A noite será regada ao som de uma orquestra, em frente à Igreja Matriz.

Amannda Oliveira

Pai e Filho

novembro 21, 2010

Dia da Conciência Negra em Arcoverde

novembro 20, 2010
Foto: Amannda Oliveira
O dia da Consciência Negra foi comemorado em Arcoverde com muita música e homenagens ao Samba de Coco Irmãs Lopes.
Infelizmente um evento que deveria ter atraído para o centro da cidade centenas de pessoas, atraiu no máximo umas 70, por que não houve divulgação e percebe-se que não existe na cidade do coco uma valorização da cultura há não ser na época do são joão.
O coco em Arcoverde tem uma história riquíssima , mas pouco divulgada e valorizada seja por parte da gestão local, seja por falta de organizãção e união dos grupos, que competem entre si de forma nem sempre inteligente.

O Coletivo Cultural de Arcoverde - COCAR foi o organizador do evento e tem buscado resgatar a história da cidade através de diversos eventos, sejam apresentações culturais, seja através de palestras e lançamento de livros.
A título de sugestão, a secretaria de turismo ou cultura de Arcoverde, deveria criar um evento que fizesse parte do calendário de eventos da cidade totalmente voltado para o coco que contasse com exposições com a história dos grupos, oficinas e é claro, apresentações.

Vejam mais algumas fotos e um vídeo desta que sempre vos escreve. O som da filmagem não está as mil maravilhas mais vocês poderão ver um pouquinho da noite
Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira
 
Foto: Amannda Oliveira
 

Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira



Amannda Oliveira

Prefeitura da Cidade do Recife divulgará programação natalina

novembro 20, 2010


 O Prefeito do Recife em exercício, Milton Coelho, divulgará, em entrevista coletiva, a programação do Ciclo Natalino 2010, nesta segunda-feira (22). O anúncio acontecerá às 10h, na sala de reuniões do Gabinete do Prefeito, no 9° andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, localizado na Avenida Cais do Apolo, Bairro do Recife.
 Esta programação que geralmente traz consigo as atrações do reveillon é muito aguardada por que define o roteiro de muita gente no dia 31 de dezembro.



Amannda Oliveira




Ensaios para o Galo

novembro 20, 2010
Oi gente,

Uma das melhores dias pra semana que vem é o Quinta no Galo que vai contar com as participações de André Rio , Cezinha, Spok , Geraldinho Lins, o arcoverdense Paulinho Leite e Luciano Magno que tá com o seu cd de forró bombando.
A noite ainda terá contará com muito frevo,  apresentações de maracatus, caboclinho e o querido Bloco da Saudade.
Não percam! É uma boa forma de você começar a frequentar a Concórdia e ir treinando para o pique do Galo.


Amannda Oliveira

Olinda comemora o dia da consciência negra

novembro 20, 2010

Neste fim de semana , a Praça do Carmo, em Olinda servirá de palco para o Cena Brasil 2010.
No sábado (20) e no domingo (21), a partir das 18h, afoxés e bandas locais, nacionais e internacionais irão se apresentar no local em comemoração ao Dia da Consciência Negra.


Entre as atrações, um cortejo dos Filhos de Gandi, da Bahia junto com o Alafim Oyó. A concentração está prevista para às 15h do sábado e às 17h do domingo, percorrendo a cidade alta até chegar ao palco do Cena, às 18h para uma apresentação. Um CD Coletânea será gravado ao vivo com 10 faixas das músicas tocadas nas apresentações do Cena Brasil 2010, e ainda será adicionada uma faixa multimídia com fotos e vídeos sobre lugares atrativos de Olinda. O álbum será distribuído gratuitamente em pontos de turismo receptivo da Cidade Patrimônio Histórico, como a Associação dos Guias e a Casa do Turismo.

Programação


Sábado (20)

15h às 18h- Filhos de Gandi-BA/Alafim Oyó-PE/Omô Nilê Ogunjá-PE
18h- Marcha Grupos Culturais 20 de Novembro
19h- Coral Encanto de Olinda
20h- Mallêt
21h- Guardaloop
22h-Coco de Aliança
23h-Dona Zefinha

Domingo (21)

17h-Roger Man
18h-Rumbanda
19h-Zé Pilintra
20h- Estrógeno
21h-Semente de Vulcão
22h-A Roda
23h-Sol Pereyra

Amannda Oliveira

Pernambuco recebe visita de inspetor da Federação Internacional de Futebol- FIFA

novembro 19, 2010
                                                       Pernambuco recebeu na manhã de hoje (19), o representante da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Fábio Carvalho, que visitou as obras de construção da Arena Pernambuco em São Lourenço da Mata.
Durante duas horas, ele percorreu o terreno em que será construído o estádio que irá receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 e pôde acompanhar de perto o andamento dos trabalhos.

Esta é a primeira inspeção e o presidente do comitê gestor formado pelo Governo do Estado, Ricardo Leitão, acredita que Pernambuco terá uma avaliação positiva. “Fábio Carvalho encontrou a obra adiantada em relação às outras sedes. Não temos dúvidas de que a Arena estará pronta no prazo estabelecido pela FIFA”, afirmou Leitão, que também é secretário da Casa Civil.

A construção da arena deve se estender até dezembro de 2012. O estádio, que chegou a ter um custo estimado de R$ 512 milhões, obteve isenção tributária municipal, estadual e federal, e hoje está orçado em R$ 364 milhões. Cravado num terreno de 250 hectares, o estádio terá capacidade para 46.154 torcedores.

Amannda Oliveira
novembro 19, 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte estréia no Cine Eldorado

novembro 19, 2010
Estréia nesta Sexta-Feira no Cine Eldorado em Garanhuns, um dos maiores fenômenos do cinema e um dos filmes mais esperados do ano pelos adolescentes e também de alguns adultos : Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Harry e os seus amigos cresceram , mas a sua luta agora é encontrar e destruir horcruxes e acabar com o Lord das Trevas Voldemort .

Os ingressos custam R$ 12,00 inteira e R$ 6,00 meia e não esqueçam que nas quartas o valor é de R$ 6,00 pra todo mundo.

Vamos ao cinema gente!



Amannda Oliveira

Roupa Nova faz festa de 30 anos no Chevrolet Hall

novembro 19, 2010
O conjunto Roupa Nova traz ao Cherolet Hall no dia 26 de novembro o seu mais novo show ROUPA NOVA 30, gravado este ano em comemoração aos 30 anos de carreira deste grupo que tem trilhas sonoras que já marcaram a vida de muita gente.
O álbum foi gravado nos dias 2 e 3 de julho de 2010, no Credicard Hall, São Paulo e possui participações especias de Milton Nascimento em "Nos Bailes Da Vida", Sandy em "Chuva De Prata", Padre Fábio de Mello em "A Paz" e Fresno em "Show De Rock'n Roll". Além dos músicos convidados Stanley Netto e Daniel Musy, a Orquestra Sinfônica Villa-Lobos também marcou presença no DVD ao vivo que traz os maiores sucessos da banda.

PISTA

Inteira - R$ 60,00
Meia - R$ 30,00

MESAS PRÊMIUM

R$ 500,00

CAMAROTES

1.º PISO - R$ 1.000,00
2.º PISO - R$ 800,00
3.º PISO- R$ 500,00

A noite vai ser aberta pelo maravilhoso Geraldo Azevêdo e é imperdível.

Amannda Oliveira

É Festa

novembro 19, 2010

Começa 12.º Festival de Arte e Cultura da Escola Carlos Rios

novembro 18, 2010

Foto: Amannda Oliveira

Começou hoje e vai até amanhã o 12.º Festival de Arte e Cultura da Escola Carlos Rios na cidade de Arcoverde. Este ano homenageia Lula Moreira, Maria Fernanda, Assis Calixto Maestro Ronaldo, Wellington, Palmira Brito, Pedro Gilberto, Gil Hair, Maria da Paz, Márcia, Anne Karollynne, Karine, Socorro Oliveira, Lúcia Galdino, Vera Patello e Marília, boa parte destes professores conceituados na cidade.

Expostos na quadra da escola, trabalhos artesanais feitos por alunos e professores, bem como artistas da cidade como Arnaldo que estava expondo suas esculturas. O evento traz como grande carro chefe a cultura nas suas mais diversas formas.
Foto: Amannda Oliveira

A abertura do evento contou com os adolescentes do Centro da Criança e do Adolescente - CCA 1 da Fundação Terra que fizeram uma apresentação tocando músicas bem pernambucanas como ciranas. Os instrumentos da banda são de produtos recicláveis como baldes e latas e muitas vezes montados pelos próprios alunos como incentivo de preservação ao meio ambiente.

Ainda passaram pelo festival, laboratórios de mídias e produção de texto, matérias tradicionais como química e matemática, educação ambiental, robótica, informática, e outros.


Foto: Amannda Oliveira

Eventos como este são de extrema importância para desenvolver nos alunos o conhecimento, a criatividade e acima de tudo , o amor e respeito pela nossa cultura.

Parabéns ao diretor Paulo, pela iniciativa.




Amannda Oliveira

Centenário de Raquel de Queiroz

novembro 17, 2010
Nascida em 17 de novembro de 1910 nasceu em Fortaleza - CE , em meio a uma família  apegada à leitura, Rachel de Queiroz começou sua produção literária em verso. Em um acervo com mais de 5 mil itens, o Instituto Moreira Salles lançou hoje na sede do Rio de Janeiro do IMS a publicação de dez poemas inéditos da escritora, produzidos em meados de 1928, ainda antes da estréia de O quinze (1930), e reunidos agora no volume Mandacaru. O volume trará os fac-símiles dos poemas e também do primeiro texto publicado por Rachel de Queiroz na imprensa brasileira, no caso, no jornal O Ceará.

Os poemas foram concebidos em conjunto, e “Rachel escreveu o prefácio endereçado aos modernistas do Sudeste”.

 Durante o evento também aconteceram a exibição do filme O cangaceiro, de 1954, dirigido por Lima Barreto, com diálogos de Rachel de Queiroz; às 19h  e uma conferência sobre a obra da autora às 20h , havendo ao final a abertura da exposição Rachel de Queiroz centenária.



Na terça-feira, dia 23 de novembro, será realizada, às 20h, a leitura da peça A beata Maria do Egito, escrita por Rachel de Queiroz em 1958, com direção de Aderbal Freire-Filho.


"[...] tento, com a maior insistência, embora com tão precário resultado (como se tornou evidente), incorporar a linguagem que falo e escuto no meu ambiente nativo à língua com que ganho a vida nas folhas impressas. Não que o faça por novidade, apenas por necessidade.
Meu parente José de Alencar quase um século atrás vivia brigando por isso e fez escola." Raquel de Queiroz

Amannda Oliveira

Vem ai a 16.ª Exposição de Animais de Garanhuns

novembro 15, 2010

Evento ajuda o Abrigo Cristo Redentor

novembro 15, 2010
Amanhã (16) , a noite, o Teatro Ariano Suassuna (Candeias) receberá o  Concerto “Brasil em Dez Cordas”, apresentado pelo Grupo Cordéis.
Com um repertório repleto de músicas dos grandes nomes da MPB o evento que tem como objetivo ajudar o Abrigo Cristo Redentor começa às 19:30h  e a entrada custa R$ 10,00 + 01 Kg de alimento não perecível.

Vale a pena conferir e ajudar.
 
Amannda Oliveira

Governo do Estado divulga nota oficial sobre encerramento da Philips Eletrônica do Nordeste

novembro 15, 2010
NOTA OFICIAL

O Governo do Estado de Pernambuco lamenta o encerramento das atividades da Philips Eletrônica do Nordeste S.A., consumado em 12 de novembro passado, como conseqüência de processo que se estendeu pelos últimos oito anos e que se relaciona com questões de mercado e com a crise financeira global.

Segundo informações de executivos da empresa, o setor automotivo tem sido fortemente impactado pela crise econômica global, obrigando as empresas desse mercado a adaptarem suas estruturas de custos e reestruturar sua organização. No caso da Philips Eletrônica do Nordeste S.A., a decisão tomada é de que o suprimento do mercado local de lâmpadas automotivas será realizado através da importação das fábricas internacionais, situadas na Ásia, passando o prédio a funcionar como uma central de distribuição do Grupo.

O Governo do Estado vinha sendo alertado há meses sobre as perspectivas da unidade pernambucana da Phillips, ficando o fim das atividades ainda mais previsível após o fechamento da fábrica de lâmpadas incandescentes que era mantida pelo grupo em São Paulo, no último mês de julho, cuja produção foi transferida para o continente asiático.

Em diversas ocasiões foram mantidos entendimentos com dirigentes do grupo e oferecidas todas as condições disponíveis para evitar o fechamento da fábrica, bem como sobre as perspectivas de recolocação dos cerca de 500 empregados, sendo 350 do quadro próprio e 150 terceirizados.

Os dirigentes da Philips, em reunião com o governador em exercício, João Lyra Neto, na última quinta-feira (11), no Palácio do Campo das Princesas, asseguraram que serão pagas indenizações generosas e que darão, ao menos nos primeiros meses, o conforto necessário para que os pais e mães de família desempregados possam obter uma nova colocação no mercado de trabalho, que vem se expandindo com grande velocidade.

Por fim, o Governo de Pernambuco ressalta que realizará todos os esforços necessários para seguir mantendo Pernambuco como o estado que mais reduziu o desemprego e que mais gerou postos de trabalho nos últimos anos. Com políticas que estimulam os investimentos e incrementam a atividade econômica, garantiremos não apenas a recolocação de pernambucanos circunstancialmente afetados por decisões empresariais, mas, principalmente o futuro de todos os que querem viver num estado bom para trabalhar, empreender e viver.

15 de novembro: O dia em que o Brasil saiu da monarquia para a república

novembro 15, 2010
Em 15 de novembro de 1889, a história do nosso país passaria por uma transformação que refletia a crise causada por um desgaste visível  no regime vigente na época: a monarquia.

Após a Guerra do Paraguai em 1870,  a ordem econômica, social e política no Brasil demonstravam que a monarquia estava com os dias contados a classe média (funcionários públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava maior liberdade e maior participação nos assuntos políticos do paíssoberania do Imperador Dom Pedro II.


No Rio de Janeiro, os republicanos insistiram com o marechal Deodoro da Fonseca, um monarquista, para que ele chefiasse o movimento revolucionário que substituiria a monarquia pela república. Depois de muita insistência dos revolucionários, Deodoro da Fonseca concordou em liderar o movimento militar.

Assim, há 15 de novembro a Proclamação da República ocorreu no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação, hoje Praça da República, onde um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal , deu um golpe de estado, sem o uso de violência, depondo o Imperador do Brasil, D. Pedro II, e o presidente do Conselho de Ministros do Império, o visconde de Ouro Preto.

Foi instituído, naquele mesmo dia , um "Governo Provisório" republicano. Faziam parte deste "Governo Provisório", organizado na noite de 15 de novembro, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e chefe do Governo Provisório, marechal Floriano Peixoto como vice-presidente, e, como ministros, Benjamin Constant, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.

O movimento de 15 de Novembro de 1889 não foi o primeiro a buscar a República, embora tenha sido o único efetivamente bem-sucedido, e, segundo algumas versões, teria contado com apoio tanto das elites nacionais e regionais quanto da população de um modo geral:

  • Em 1788-1789, a Inconfidência Mineira e Tiradentes não buscavam apenas a independência, mas também, a proclamação de uma república, seguida de uma série de reformas políticas, econômicas e sociais;
  • Em 1824, diversos estados do Nordeste criaram um movimento independentista, dentre elas a Confederação do Equador, igualmente republicana;
  • Em 1839, na esteira da Revolução Farroupilha, proclamaram-se a República Rio-grandense e a República Juliana, respectivamente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Embora se argumente que não houve participação popular no movimento que terminou com o regime monárquico e implantou a república, o fato é que também não houve manifestações populares de apoio à monarquia, ao imperador ou de repúdio ao novo regime.

Hino da Proclamação da República


Este é um dos hinos mais bonitos que possuímos, é uma pena que as nossas escolas não ensinem os seu alunos (cidadãos) a amar o seu Brasil e a conhecer a história através dos seus hinos.

Amannda Oliveira

Clássicos da MPB

novembro 15, 2010
Adquiri na sexta -feira um Cd da Joana onde a mesma interpreta Lupicínio Rodrigues. É interessante, como muitas vezes cantamos canções há anos e não sabemos ao certo o seu autor.
Derrepente me peguei ouvindo clássicos como Se a caso você chegasse, Volta, Esses moços, pobres moços, Torre de Babel, Nervos de aço e tantas outras.
É impressionante como sabemos pouco ou quase nada sobre grandes nomes da nossa MPB, e Lupicínio Rodrigues merece não só ser conhecido como principalmente ouvido.

História

Lupicínio Rodrigues ou simplesmente Lupi como foi chamado a vida inteira, nasceu em Porto Alegre, a 16 de setembro de 1914.
Ficou conhecido por compôr marchinhas de carnaval e sambas-canção, músicas que expressam sentimento, e de modo bem particular a melancolia por um amor perdido. Foi o inventor do termo dor-de-cotovelo, que se refere à prática de quem crava os cotovelos em um balcão ou mesa de bar, pede um uísque duplo, e chora o amor que perdeu. Constantemente abandonado pelas mulheres, Lupicínio buscou em sua própria vida a inspiração para suas canções, onde a traição e o amor andavam sempre juntos.

Boêmio, foi proprietário de diversos bares, churrascarias e restaurantes com música, que seguidamente ia abrindo e fechando, tudo apenas para ter, antes do lucro, um local para encontro com os amigos.

Torcedor do Grêmio, compôs o hino tricolor, em 1953: Até a pé nós iremos / para que der e vier / Mas o certo é que nós estaremos / com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

Deixou cerca de uma centena e meia de canções editadas; outras centenas que compôs foram perdidas, esquecidas ou estão à espera de quem as resgate.

Faleceu em 27 de agosto de 1974. Como seria bom, que o nosso país incentivasse o resgate de pérolas da nossa música como as que são obra deste gênio da mpb.

Amannda Oliveira

Observa e Toca Malakoff 2010

novembro 15, 2010

Blog de Cara Nova

novembro 14, 2010
Oi gente,


O Falando Francamente pela segunda vez este ano está de cara nova. A minha inquietação acaba sendo refletida na imagem deste espaço que está prestes a completar 02 anos de existência.
Na nova logo do blog, menos imagem e mais palavras. Não foi fácil catar uma a uma pela net, mas acreditem , o desafio de conseguir me manteve firme nesta busca de mais de 02 meses.
Espero que gostem desta mudança e muito obrigada por continuarem conosco durante todo este período de existência.
Muito obrigada aos brasileiros, americanos, portugueses, italizanos, canadenses, iraquianos, alemães, indianos, russos, holandeses e moradores do Reino Unido que segundo as estatísticas estão sempre por aqui.
Muito brigada de coração e sejam sempre bem vindos a este lugar que é como o Brasil, acolhe a todos sem preconceito ou discriminação.

Um Abraço,

Amannda Oliveira

Mil Perdões

novembro 11, 2010
Queridos leitores,

Quero lhe pedir mil perdões pela ausência (acreditem forçada) dos últimos dias. Na segunda-feira um caminhão gigante passou na minha rua levando toda a fiação elétrica e de telefonia fixa, conte com isso a minha internet.
A energia foi instaurada no mesmo dia , mas a telefonia e a internet apenas ontem no fim da tarde.
Eu ainda estou em meio as capacitações do cadastro único onde sou instrutora e isso dificultou ainda mais a minha volta na noite de ontem ao blog.
Eu asseguro que a partir de sábado no máximo eu volto a alimentar o blog. Mil perdões mesmo , por que eu sei que tenho leitores fiéis e que entram diariamente para acompanhar as notícias aqui do Falando Francamente.

Então, tenham só um pouquinho mais de paciência que lhes asseguro voltar a escrever com a corda toda.

Amannda Oliveira
novembro 04, 2010

Festa da Vitória Régia

novembro 04, 2010

Zé da Luz de Ficha Limpa

novembro 04, 2010
Foto: Amannda Oliveira
Acabo de ver no blog do Ronaldo César  a decisão do TSE em relação a candidatura de Zé da Luz.Confiram

DECISÃO


Recurso ordinário interposto por José Luiz de Lima Sampaio contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, que, apreciando ação de impugnação à candidatura do recorrente ao cargo de deputado estadual nas eleições de 2010, julgou-a procedente, indeferindo-lhe o pedido de registro.
O julgado recorrido se encontra assim ementado (fl. 220):

"Registro de candidaturas. Impugnação. Vida pregressa incompatível, nos termos da lei complementar nº 135/10. Eleições gerais 2010. Registro de candidatos. Resolução nº 23.221/2010-TSE. Preliminar de inconstitucionalidade indeferida. Não preenchidas as exigências legais, indefere-se o registro de candidatura de JOSE LUIZ DE LIMA SAMPAIO. Decisão por maioria" .

Deu-se provimento aos embargos de declaração opostos pelo ora recorrente sem, contudo, atribuir-lhes efeitos infringentes (fl. 313).
Nas razões do recurso ordinário, José Luiz de Lima Sampaio sustenta que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco "[...] não acusou o Recorrente de fraudar, de montar, é dizer, de interferir, seja como for, nos certames licitatórios. Centrou-se somente, nas pessoas jurídicas partícipes" (fl.392). Por isso, não pode ser apenado por ato que não cometeu, visto que implicaria violação ao artigo 5º, XLV, da Constituição Federal.
Afirma ainda não haver irregularidade insanável nem ato de improbidade administrativa, requisitos essenciais à decretação da inelegibilidade do artigo 1º, I, g, da Lei Complementar nº 64/90. Cita jurisprudência e transcreve trechos de votos em que membros do Tribunal a quo nesse sentido se posicionaram.
Alega deficiência na fundamentação dos votos que concluíram pela insanabilidade da irregularidade e caracterização do ato doloso de improbidade porque "[...] simplesmente presumiram a participação daquele (Recorrente) no ilícito. Para tanto, partiram da errônea premissa de que a fraude, a montagem, de certames licitatórios envolve sempre, automaticamente, o prefeito" (fl. 395).

Argumenta que (fl. 396):
"Ao recorrido, na qualidade de Impugnante, incumbia a prova da insanabilidade da irregularidade e da prática do ato doloso de improbidade administrativa, seja através de documentos - especificamente o inteiro teor das decisões do TCE/PE -, perícias ou testemunhas (CPC, art. 333, I). Inadmissível `achismo¿, presunção" .

Por fim, aduz que "[...] a inelegibilidade por rejeição de contas é infraconstitucional (está prevista no art. 1º, I, g, da LC nº 64/90), e, como tal, não pode ser reconhecida de ofício; ao reverso, depende de denúncia, provocação" e, ainda, que "[...] não houve perquirição sobre insanabilidade da(s) irregularidades(s) e a prática de ato doloso de improbidade administrativa, exigência inarredável do art. 1º, I, g, da LC 64/90" (fl. 398).
Foram apresentadas contrarrazões pelo Ministério Público (fls. 403-411), que afirma que o recorrente, quando era ordenador de despesas do Município de Caetés, teve suas contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado e que "[...] os anos dos julgamentos finais das contas foram 2008 (Acórdão T.C. 3361/2008) e 2009 (Acórdão T.C. nº 0161/09). Portanto anterior aos 8 anos prescricionais estabelecidos pela Lei nº 64/90, em seu art. 1º. I, `g¿" (fl. 405).

Alega que:
a) "[...] a liminar deferida [...] suspendendo os efeitos da relação de candidatos com contas rejeitadas divulgadas pleo Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, é datada de 15 de julho do corrente ano, posterior, portanto, ao pedido de registro de candidatura do impugnado, de forma que não tem o condão de regularizar a situação do pretendo candidato, uma vez que as condições de elegibilidade e causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento do pedido de registro" (fl. 409 v.);

b) há evidências de fraudes em processos licitatórios e que a insanabilidade é patente ante a impossibilidade de correção dos atos praticados.
Defende a desnecessidade de a decisão da Corte de Contas especificar que a irregularidade é insanável, pois caberia essa apreciação ao Judiciário Eleitoral.

Por fim, cita precedentes desta Corte para esclarecer que alguns julgados da Casa "[...] definem a irregularidade insanável como aquela `que tem a marca de improbidade administrativa, não a irregularidade puramente formal¿" (grifo no original - fl. 410).
A Procuradoria-Geral Eleitoral se pronuncia pelo desprovimento do recurso (fls. 415-418).

O recorrente comunica (fl. 421) que a Câmara Municipal de Caetés anulou o julgamento que rejeitara suas contas em função de vício formal - violação do princípio da defesa e contraditório, conforme certidão de fl. 426, o que resultou na nova manifestação do Parquet Eleitoral, pelo provimento do recurso (fls. 444-446).

Por meio do Ofício nº 181/10-CE (fl. 448), a Juíza da 130ª Zona Eleitoral encaminha cópia da decisão proferida pelo Juízo de Direito da Comarca de Caetés, em que se defere liminar em mandado de segurança,


"[...] para o fim de suspender os efeitos das reuniões realizadas na Câmara Municipal de Caetés em 14/9/2010 e das conseguentes [sic] deliberações tomada [sic], em especial a deliberação que trata do julgamento de contas do exercício financeiro de 2004, e a que determina a realização de nova apreciação das contas" . (fl. 451)

Instada mais uma vez a se manifestar, a Procuradoria-Geral Eleitoral se reporta ao primeiro parecer, opinando pelo desprovimento do recurso (fls. 469-470).

José Luiz de Lima Sampaio peticiona novamente (fls. 472-476) para fazer a seguinte comunicação:


"[...] dia 1º de outubro, e portanto, depois de retomada a sessão legislativa, a Câmara Municipal de Caetés, mais uma vez, e, agora, em reunião ordinária, deliberou invalidar a rejeição de contas, pelo mesmo fundamento pelo qual a invalidara da primeira vez, e sem o suposto vício procedimental argüido pela mencionada decisão judicial liminar e provisória" . (fl. 473)

Também anexa cópias da certidão da Câmara de Veradores do Município de Caetés (fls. 477-478) e do Projeto de Resolução da mesma Casa, assim ementado:

"[...] Dispõe sobre a análise do Recurso Administrativo interposto pelos Vereadores da Câmara de Caetés e do Senhor José Luiz de Lima Sampaio, em face de procedimento administrativo nº 001/2010, dando provimento ao mesmo para Anular totalmente as disposições contidas na Resolução nº 0040/2008, considerando-se sem qualquer efeito as votações realizada [sic] nos dias 15 de dezembro de 2008, referente a resolução mencionada, todas relacionadas com a Prestação de Contas nº 0590093-1 e dá outras providências" .

O Ministério Público se manifesta pela quarta vez (fl. 482), reiterando o parecer em que opina pelo improvimento do recurso.

Em 18.10.2010, o recorrente noticia o seguinte fato jurídico superveniente e requer a juntada da respectiva documentação comprobatória - fls. 487-490:
"[...] o Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco - TJPE, processando agravo de instrumento e atribuindo-lhe efeito suspensivo, sustou os efeitos da r. decisão liminar do Juízo da Comarca de Caetés, da Justiça do Estado de Pernambuco, restablecendo a primeira deliberação legislativa que anulara a rejeição das contas" . (fl. 485)

Tudo visto e examinado, decido.


Ao que se tem, em 1º de outubro deste ano, a Câmara Municipal de Caetés/PE deu provimento a recurso e anulou a votação realizada em 15 de dezembro de 2008 que desaprovou as contas do recorrente, decisão essa corroborada por provimento judicial emanado de membro do Tribunal de Justiça de Pernambuco (fls. 487-490).
Para certeza das coisas, transcrevo os termos da certidão da Câmara de Vereadores de Caetés, verbis (fl. 477):

"CERTIFICO para os devidos fins que se fizerem necessário, que A Câmara Municipal de Vereadores de Caetés, em reunião no dia 01/10/2010 (primeiro dia do mês de outubro de dois mil e dez), apreciando recurso Administrativo de lavra dos vereadores e do Senhor José Luiz de Lima Sampaio, deliberou por 6 (seis) votos favoráveis e 2 (dois) votos contrários, aprovando projeto de Resolução nº 002/2010 o qual tomou a numeração de nº 044/2010, com o seguinte teor:

`Art. 1º - Dar provimento ao Recurso ora interposto contra decisão da Presidência desta casa para desarquivar o Requerimento administrativo nº 001/2010 e consequentemente, anular totalmente as disposições contidas na resolução nº 040/2008, considerando sem qualquer efeito a votação realizada no dia 15 de dezembro de 2008, referente a votação do processo de prestação de contas nº 0590093-1, em virtude de não ter sido oportunizados ao senhor José Luiz de Lima Sampaio, ex-prefeito o direito ao contraditório e ampla defesa, contrariando as disposições previstas no Art. 5º inciso LV, da Constituição Federal de 1988, combinado com Súmula 473 do STF, dando em consequência provimento aos recursos dos Vereadores Edson Olimpio de Oliveira, Gilvan José da Silva, Jocelino Ferreira de Miranda, Claudivan Mendes da Silva, Maria Josefa de Santana, Sebastião Araújo da Silva e José Luiz de Lima Sampaio.

Art. 2º - A mesa diretora no prazo de 30 (trinta) dias contados a partir da entrada em vigor desta Resolução para intimar o Sr. José Luiz de Lima Sampaio, para apresentar defesa escrita, no que concerne a Prestação de Contas TC nº 0590093-1, da Prefeitura Municipal de caetés.

[...]¿" .

Nesse contexto, porque insubsistente a decisão da Câmara Municipal de Caetés/PE, que, adotando o parecer do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, desaprovara as contas de gestão do ora recorrente relativas ao exercício de 2004, de rigor o afastamento da causa de inelegibilidade prevista na alínea g do inciso I do artigo 1º da Lei Complementar nº 64/90, nos termos do § 10 do artigo 11 da Lei nº 9.504/97, que dispõe:
"Art. 11. Os partidos e coligações solicitarão à Justiça Eleitoral o registro de seus candidatos até as dezenove horas do dia 5 de julho do ano em que se realizarem as eleições.

[...]

§ 10 As condições de elegibilidade e as causas de inelegibilidade devem ser aferidas no momento da formalização do pedido de registro da candidatura, ressalvadas as alterações, fáticas ou jurídicas, supervenientes ao registro que afastem a inelegibilidade" .

Nesse sentido:

"AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ORDINÁRIO. REGISTRO DE CANDIDATURA. ELEIÇÕES 2010. DEPUTADO FEDERAL. INELEGIBILIDADE. ART. 1º, I, g, DA LEI COMPLEMENTAR N° 64/90. ANTECIPAÇÃO DE TUTELA POSTERIOR AO PEDIDO DE REGISTRO. FATO SUPERVENIENTE. NÃO PROVIMENTO.

1. Consoante recente jurisprudência do c. Tribunal Superior Eleitoral, o afastamento da inelegibilidade do art. 1º, I, g, da Lei Complementar n° 64/90, com redação dada pela Lei Complementar n° 135/2010, pressupõe a obtenção de medida liminar ou de antecipação de tutela que suspenda os efeitos de decisão de rejeição de contas.

2. Nos termos do art. 11, § 10, da Lei n° 9.504/97, a obtenção de liminar posterior ao pedido de registro constitui alteração superveniente apta a afastar a inelegibilidade decorrente da rejeição de contas.

3. Na espécie, o agravado obteve, em 4.8.2010, antecipação de tutela para suspender os efeitos da decisão do TCM/CE que rejeitou suas contas, razão pela qual não incide a causa de inelegibilidade prevista no mencionado dispositivo legal.

4. Agravo regimental não provido" .
(AgR-RO Nº 3964-78/CE, Rel. Ministro ALDIR PASSARINHO JUNIOR, publicado na sessão de 7.10.2010)

Pelo exposto, preenchidos os requisitos atinentes à candidatura, defiro o pedido de registro de José Luiz de Lima Sampaio ao cargo de deputado estadual, ante a superveniente alteração da sua situação jurídica, nos termos do artigo 36, § 7º, do Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral.

Publique-se em sessão.
Brasília, 03 de novembro de 2010.
MINISTRO HAMILTON CARVALHIDO
RELATOR
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.