Homenagem aos 50 Anos de Renato Russo

março 29, 2010
No dia 27 de março Renato Russo completaria 50 anos e justamente nesta data, o Programa Altas Horas apresentado por Serginho Groisman, conseguiu reunir depois de 14 anos o guitarrista Dado Villa Lobos e o Baterista Marcelo Bonfá que desde a morte do vocalista da Banda Legião Urbana não se apresentava em um programa  de televisão.

Num programa repleto de emoção desfilaram pelo palco Dinho Ouro Preto, Toni Platão, Jota Quest, André Gonzales (vocalista da Banda Móveis Coloniais de Acajú) e dos vocalistas uruguaius Juan Casanova e Sebástian Teysera , os músicos falaram sobre a amizade ou a admiração que tinham pelo cantor e aumentaram a saudade de nós telespectadores que tivemos o privilégio de ver Renato Russo vivo e deixando com água na boca aqueles que não foram da geração coca cola.
Eu particularmente me emocionei de cara ao ver os membros remanescentes da banda e não ver Renato Russo com eles.
A música de Renato Russo está mais viva do que nunca na memória de brasileiros e mesmo depois de tanto tempo se mostra cada vez mais atual como na música Que País é Esse? de 1987.

Discografia:

Foram sete álbuns de estúdio em vida com o grupo: Legião Urbana (1984), Dois (1986), Que País é Esse?(1987), As Quatro Estações (1989), V (1991), O Descobrimento do Brasil (1993) e A Tempestade (1996) e a Coletânea Acampamentos com gravações ao vivo (1992).
Também chegram às lojas dois discos solos: The Stonewall Celebration Concert (1994) e Equilíbrio Distante (1995).
O produtor Marcelo Troés, organizou uma coletânea para celebrar os 50 anos do músico, reunindo músicas gravadas em fitas e especiais de Tv, inclusive com parcerias inéditas.

Renato Russo - Duetos será lançado pela gravadora EMI traz nomes como Marisa Monte, Caetano Veloso, Fernanda Takai, Leila Pinheiro, Laura Pausini dentre outros traz duetos que aconteceram e outros que nunca existiram com músicas que passam pro um verdadeiro túnel do tempo a trazer músicas de 1984 a 1995.


Homenagens como a do Altas Horas são muito bem vindas, trazem de volta dois caras brilhantes como Bonfá e Dado e com parcerias históricas, mas não concordo com o lançamento de um cd contendo duetos que nunca existiram. Os fãs pedem sempre algo novo, mas se isso não existe, fica meio esquisito esta fabricação para arrecadar ainda mais dinheiro como nome do cantor.
A genialidade de Renato Russo rompe e romperá gerações, será trilha sonora pra muita gente como já o é e recordar sempre é muito bom.

Exposições Movimentam o Recife

março 29, 2010
Foto: Amannda Oliveira
Exposição Recife Cartum Postal

Pra quem gosta de arte, ainda dá tempo de conferir a exposição Recife Cartum Postal que acontecerá até o dia 31 deste mês no Paço Alfândega em Recife.
Desenvolvida pelo artista gráfico Terciano Torres, a mostra faz uma verdadeira reconstituição histórica da cidade através de painéis.

O artista utilizou a técnica de macrografia, para retratar patrimônios históricos , trazendo imagens do cotidiano da população de forma apaixonante.

É impossível não querer levar pra casa algumas das grafias, cartuns e painéis.Vale a pena conferir. Eu estive lá e me diverti muito.

Outra exposição que eu visitei foi a da Holambra em frente a Igreja do Carmo.
Neste exposição mais de 100 tipos de flores estavam expostas. Uma maravilha aos olhos.
Exposição de Flores de Holambra

Foto: Amannda Oliveira
Localizada numa das regiões mais ricas e desenvolvidas tecnologicamente do país, a Região Metropolitana de Campinas (RMC), Holambra tem atualmente cerca de 10 mil habitantes.
As principais atividades econômicas do município são o turismo e a agropecuária. A qualidade de vida do município é de primeiro mundo.


Foto: Amannda Oliveira

 A Cidade das Flores é reconhecida nacionalmente também pela sua competência inconfundível na produção e comercialização de flores, plantas e acessórios, aliando tecnologia de ponta e os melhores conhecimentos técnicos do mundo no setor, tanto que durante o ano inteiro milhares de pessoas que atuam na área de eventos ou floricultura visitam o local em busca de capacitação e novos negócios.



CULPADOS!

março 27, 2010
Toda pessoa que perde algum ente querido sabe o que é esperar para ver os assassinos no lugar que lhes é de direito : A CADEIA.

E foi com uma imensa alegria, alívio e ao mesmo tempo medo que escutei a  sentença pronunciada pelo juiz para o casal Nardoni, após juri popular.
Alegria e alívio por que sei que agora a mãe de Isabela poderá voltar  a viver  sabendo que os criminosos que mataram a sua menina estarão presos e medo por saber que infelizmente neste país os "condenados" não cumprem toda a pena e muitas vezes saem bem mais cedo do que deveriam.


Quero chamar a atenção para uma coisa que foi fundamental no caso Isabella: a perícia, que tornou praticamente indiscutíveis as provas do crime. Espero que a perícia neste país seja mais bem equipada , respeitada e valorizada como em muitos países. Bom, vamos ao veredicto:

O pai de Isabela Alexandre Nardoni pegou trinta e um anos um mês e dez dias   de pena e a sua mulher Ana Jatobá vinte e seis anos e oito meses de reclusão com sentença retroativa. Ambos não tiveram reação ao ouvir a sentença.

Espero que cumpra a maior parte da pena pelo menos.

Airton Senna Completaria Hoje 50 Anos

março 21, 2010
Se vivo estivesse Airton Senna completaria 50 anos. É impressionante como após de 16 anos de sua morte o Brasil ainda idolatra  e ama Airton.
Eu nunca uma apaixonada por formula 01, mas adorava vê-lo ganhar, dava um orgulho danado de ser brasileira, mesmo que fosse só por segundos.


Pra mim ele não morreu de todo, podemos ver um pouco ou muito dele no Instituto Airton Senna que ajuda milhares de crianças no Brasil.
Para comemorar esta data Viviane Senna lançou um capacete comemorativo do aniversário que estará disponível à venda em breve e relembrou momentos da carreira do irmão.
Airton Senna continua a fazer falta ao Brasil e eu continuo a me emocionar todas as vezes que escuto a música que era tocada na sua vitória.


A Pimentinha Completaria 65 Anos

março 20, 2010
Ela embalou multidões e o seu repertório composto por músicas como O Bêbado e o Equilibrista, Por Trás da Porta, Como Nossos Pais, Se Quiser Falar com Deus, Corsário, Carinhoso e tantos outras são clássicos que continuam emocionando até hoje.
Estou falando de Elis Regina ou a Pimentinha como era chamada que no último dia 17 completaria 65 anos. Dona de um sorriso lindo e uma voz inesquecível Elis é lembrada com saudade até hoje.


Recife e Olinda Comemoram Aniversário

março 12, 2010
Nesta sexta feira dia 12 de março Recife comemora 473 anos e Olinda 475 com muita música e atrações culturais.
Para mim é como falar sobre duas cidades mais um só amor. É engraçado, como as vezes é difícil separá-las,  praticamente nada as separa.Dois lugares que eu amo muito e que me deixam meio que sem palavras para descrevê-las.

Passei quase 07 anos em Recife, que me recebeu com carinho e me fez apaixonar por suas pontes e arquitetura que mistura a herança de Holanda e Portugal ao moderno de forma fascinante, de mercados populares com cidadãos que fazem a história da cidade ficar mais bonita, de cinemas e teatros maravilhosos e pessoas que amo.

E o que dizer de Olinda? Ah! Como eu amo esse lugar. Como adoro subir as ladeiras pra comer tapioca  na Sé. Ah a Sé! Lugar pra onde eu corria pra acalmar o meu coração, onde vivi dias lindos, de amor, felicidade, as vezes solidão, outras farras mesmo ,que respira cultura em cada lugar e que me faz suspirar a cada visita como se fosse a primeira. Parece meio bobo, mas não amo lugar algum como Olinda.

Bem, vamos as programações.

Recife
As festividades começam às 9h30, no Forte das Cinco Pontas, com o evento cívico-cultural “As crianças homenageiam Recife nos seus 473 anos”, ocasião em que mais de 400 alunos de diversas escolas, públicas e particulares, começarão o dia com uma visita guiada pelas dependências do Forte e áreas expositivas do Museu. Às 14h, começam as visitas teatralizadas à exposição “300 anos da Emancipação do Recife”, que contarão com o apoio dos mediadores Kalhil Gibran e Diana Rodrigues, contadores de história da Casa.

Na Praça do Arsenal, às 17h, a Frevioca vai esquentar a festa com passistas da Escola de Frevo Maestro Fernando Borges e da Secretaria de Educação. Às 18h30, será a hora do corte do bolo de 473 quilos.

Na noite da sexta, a festa será comandada pela cantora Elba Ramalho, que comemora seus 30 anos de carreira gravando um DVD, a partir das 21h, no Marco Zero e contará com convidados ilustres como Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Lenine, Chico César, Alcione e André Rio.
No sábado (13), a um concerto da Orquestra Sinfônica do Recife, que na ocasião comemora 80 anos de existência. A regência é do maestro Osman Gioia.
Paralelo a tudo isso, estará acontecendo o Festival das Flores de Holambra , no Pátio da Igreja do Carmo, no Centro, bem como, exposições nos shoppings Plaza e Alfândega.

Olinda

Já o meu paraíso Olinda está com a programação abaixo:

06h – Repique dos sinos

15h – Chegada da comitiva da Coral com autoridades subindo pela Rua 15 de Novembro com um cortejo de orquestra de frevo com bonecos gigantes para fazer a pintura simbólica.

17h30 – Ida do cortejo formado pela comitiva da Coral e demais autoridades vindo da Licoteria para o Palácio dos Governadores para o início das festividades.

18h – Solenidade oficial

18h30 – Parabéns e o corte do bolo

19h – Início dos shows

Atrações:

Spock Frevo Orquestra

Alceu Valença

D’Breck

Patusco

Cortejos:

Pitombeira (saída da 27 de janeiro)

Elefante (saída do Amparo)

Vassourinhas (saída do Largo do Amparo)

Flor da Lira (saída do Largo do Amparo)

Marim dos Caetés (saída do Amparo)

O Bagaço é Meu (saída da Estrada de Bonsucesso)

Maracatu Leão Formoso (saída do Amparo)

Encontro de Ursos (saída da Prudente de Moraes)

Os cortejos seguirão até o Palácio dos Governadores, passando pelas ruas Prudente de Moraes, 4 Cantos, Amparo, Bernardo Vieira de Melo, São Bento e 27 de Janeiro.

O negócio e se organizar e ver o que dá pra participar. Já organizei a minha agenda, quando voltar de viagem eu conto tudo. kkkkkk

Opinião: O Mundo Vai Acabar?

março 11, 2010

Tsunamis arrasam países, terremotos matam milhares de pessoas, enchentes destroem cidades e matam família inteiras, tornados levam tudo o que encontram, nevascas matam centenas de frio, a seca mata de fome e as águas invadem as orlas e retomam o espaço que é seu.

O homem destrói o planeta azul dia a dia, são queimadas, desmatamentos, mutações genéticas, aquecimento global, alterações climáticas, astronomia, caça desenfreada e desumana, tudo com a nossa assinatura.

E a natureza, tão destruída pelo ser humano, começou a cobrar o preço pela destruição que vem sofrendo há séculos.

Será que o mundo vai acabar? Será que podemos dormir hoje e simplesmente não acordar amanhã? As religiões falam que sim, os cientistas não sabem ao certo o que dizer.

É impossível não perceber que a natureza está gritando e dando sinais de que não agüenta mais os desmandos do homem.

Tsunami há alguns anos atrás era um bicho papão, hoje parece que nos acostumamos com as tragédias e dizemos que um deles arrasou uma cidade como se falássemos de um show na praça. O está acontecendo conosco?

Vamos acordar! Vamos salvar o nosso planeta, mudar de atitude.

Se você gosta de lavar a calçada da sua casa, não lave. Quando se ensaboar no banho desligue o chuveiro, plante um arvore, faça a diferença ou em poucos anos, não teremos mais natureza e deixaremos de existir.

Hebe Camargo Protagoniza Encontro Histórico na Televisão Brasileira

março 09, 2010
Ontem o Brasil comemorou não apenas o Dia Internacional da Mulher, mas a volta a apresentadora que é um ícone no Brasil e que além de comemorar 81 anos voltava aos palcos após ter descoberto um câncer.

A gravação do programa reuniu apresentadores, diretores de tv, familiares e cantores. Mas não apenas apresentadores do SBT, alguns nomes de peso da concorrência se fizerem presentes como Xuxa, Ana Maria Braga, Marília e Astrid Fontenelle da Rede Globo de televisão que também liberou Roberto Carlos que foi entrevistado pela aniversariante.

Outros nomes presentes foram: Ivete Sangalo, Leonardo, Maria Rita, Ney Matogrosso, Carlos Alberto de Nobrega, Eliana, Cris Poli, Roberto Justus e Ticiane, ratinho, Celso Portioli, Maisa e muitos outros da casa e de outra emissoras.
Hebe literalmente protagonizou um encontro que provavelmente não aconteceria por outra razão que não ela.

A noite foi repleta de risos, surpresas , emoção e é claro , lágrimas. O patrão Silvio Santos, não compareceu junto com a família ( mulher e filhas), mas gravou um vídeo junto as suas colegas de trabalho onde cantava parabéns para a apresentadora e falava do quanto a admira.
Foi uma imagem bonita de se ver, tanta gente unida pro um único motivo sem importar o canal para o qual trabalha, como seria mais gostoso se pudéssemos assistir mais vezes a cenas como estas.
Hebe declarou emocionada: " Posso morrer daqui a pouco, que vou morrer feliz pra caramba".

Seja bem vinda querida Hebe, as segundas feiras tem menos brilho sem você. Saúde.

Dia Internacional da Mulher!

março 08, 2010

Você sabe por que hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher?

No início do século XX, as manifestações feministas lutavam por melhores condições de trabalho, uma vez que no contexto da segunda revolução industrial as mulheres trabalhavam de 14 a 16 horas por dia em condições vergonhosas e insalubres, levando por vezes os filhos para o trabalho e ganhando menos que os homens.

No dia 08 de março de 1857, as operárias de uma fábrica de vestuário e indústria têxtil protagonizaram um grande protesto contra as más condições de trabalho no norte da cidade de Nova Iorque, os donos da fábrica reprimiram o protesto trancando as funcionárias na fábrica e ateando fogo. Morreram neste dia aproximadamente 130 tecelãs.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 08 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas), para lembrar as conquistas sociais, de trabalho, políticas e econômicas, bem como para continuar alertando o mundo contra a violência e desigualdade que nós mulheres ainda estamos sujeitas.

Neste centenário, temos muito que comemorar sim, mas também muito que lutar.

Ainda ganhamos menos, quando muitas vezes trabalhamos mais; sofremos violência doméstica, somos poucas na política, ainda temos como principal fonte de renda o trabalho doméstico.
Somos mães, alunas, professoras, médicas, pacientes, somos fortes, somos gente, somos mulheres de tantos rostos, cores, nacionalidades e histórias diferentes, mas acima de tudo mulheres.

Abaixo alguns marcos que valem a pena ser lembrados:


• 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.

• 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.

• 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.

• 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.

• 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.

• 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas

• 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres

• 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.

• 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças

• 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina

• 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

A luta continua. Feliz dia das mulheres!

E o Oscar 2010 foi para : Gerra ao Terror

março 08, 2010
Foto: Divulgação

A 82.ª edição do Oscar, prêmio mais importante do cinema consagrou , Kathryn Bigelon pelo trabalho em Guerra ao Terror.
A Produção independente lançada no primeiro semestre de 2009 , conquistou o público , a crítica e após receber diversos prêmios, levou também 06 estatuetas: melhor filme, direção, roteiro original, montagem, edição de som e som.
A diretora foi a primeira mulher a levar um oscar e agradeceu aos soldados do Iraque pelo reconhecimento do seu trabalho.
Guerra ao terror, foi um aprodução independente repleto de ação que retratou de forma crítica a guerra do Iraque ao mostrar a realidade de uma unidade antibombas.
Um surpresa feliz da noite foi na categoria de melhor roteiro adaptado. A aposta de noite era para Amor sem Escalas, mas o prêmio saiu para Preciosa.
Um dos melhores momentos da noite sem dúvida, foi a premiação de melhor ator para Jeff Bridges, indicado pela quinta vez, o ator levou a estatueta e agradeceu aos pais ( já falecidos) por terem incentivado a sua carreira. Ele é filho de Lloyd Bridges astro de Hollywood.
Sandra Bullock, ganhou como melhor atriz no seu papel no filme Um Sonho Impossível.

Bom, vamos aos premiados da noite:

Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios

Melhor Longa de Animação
Up - Altas Aventuras

Melhor Canção Original
The Weary Kind, de T-Bone Burnett e Ryan Bingham para Coração Louco

Melhor Roteiro Original
Mark Boal, por Guerra ao Terror

Melhor Curta-Metragem de Animação
Logorama

Melhor Curta-Metragem Documentário
Music by Prudence

Melhor Curta-Metragem
The New Tenants

Melhor Maquiagem
Star Trek

Melhor Roteiro Adaptado
Geoffrey Fletcher, por Preciosa - Uma História de Esperança

Melhor Atriz Coadjuvante
Mo´Nique, por Preciosa - Uma História de Esperança

Melhor Direção de Arte
Avatar

Melhor Figurino
The Young Victoria

Melhor Edição de Som
Guerra ao Terror

Melhor Direção de Fotografia
Mauro Fiore, por Avatar

Melhor Trilha Sonora
Up - Altas Aventuras

Melhores Efeitos Visuais
Avatar

Melhor Filme Estrangeiro
O Segredo dos Seus Olhos

Melhor Ator
Jeff Bridges, por Coração Louco

Melhor Atriz
Sandra Bullock, por Um Sonho Possível

Melhor Direção
Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror

Melhor filme
Guerra ao Terror

Preconceito Contra Cursos de Educação a Distância se Espalha pelo Brasil

março 07, 2010
Os cursos de ensino a distância tem crescido no Brasil, seguindo uma tendência que é mundial, mas tem enfrentado obstáculos causados pelo preconceito de estudantes de ensino presencial, professores e profissionais das mais diversas áreas e órgãos.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), mostrou em 2009 que das treze áreas em que se podem comparar estudantes, observa-se que em sete cursos ( Administração, Biologia, Ciências Sociais, Física, Matemática, Pedagogia e Turismo), os alunos EAD foram melhores, com uma média de até 50% a mais de rendimento. Isso supera diversas dúvidas sobre o funcionamento desse método de ensino, mas não diminui a descriminação sofrida pelos alunos.

De acordo com a Associação Brasileira de Estudantes de Ensino a Distância, mais de 18.000 alunos sofrem descriminação no Brasil sendo as mais comuns as dificuldades em conseguir estágio, obter registro profissional, fazer inscrição em concursos, desconfiança de empregadores, constrangimento por parte de conselhos e profissionais em eventos, dentre outros...

O grande pilar dessa metodologia está na utilização da tecnologia, o que é bem menor no ensino tradicional. E quem opta por esse tipo de ensino precisa antes de mais nada ter um alto grau de disciplina para aprender, fazer leituras , pesquisas e estudos em grupo.

É claro que existem materiais e instituições que deixam a desejar, que existem bons e maus alunos, mas cá pra nós, isso existe em todo o tipo de ensino.

Vamos dar um basta ao preconceito e acabar com esta postura elitista que só nos impede de vislumbar nossos caminhos.

Cordel do Fogo Encantado Sai de Cena Após 14 Anos

março 06, 2010

A Banda Cordel do Fogo Encantado anunciou em seu site oficial (www.cordeldofogoencantado.uol.com.br) no dia 24 de fevereiro o encerramento de suas atividades, deixando a cena musical brasileira mais pobre. O anúncio foi motivado pela saída do vocalista e fundador do grupo José Paes de Lira (Lirinha) que postou carta de despedida.
Antônio Gutierrez, produtor da banda , revelou ainda que em decisão conjunta, deverá ser lançado em breve um DVD AO VIVO da apresentação realizada na praça do Marco Zero, Recife, no dia 14 de fevereiro de 2010, considerado por muitos um show histórico.

O grupo também pretende lançar material de arquivo selecionado entre registros realizados ao longo dos seus onze anos de existência.
No ano de 1997 era possível assistir ao espetáculo O Cordel do Fogo Encantado no teatro, escolas e faculdade de Arcoverde. Na sua formação Lirinha, Clayton Barros e Emerson Calado. Foram dois anos de sucesso de público e críticas percorrendo o interior de Pernambuco.
Em 1999, na cidade do Recife, o grupo chamou a atenção e ganhou visibilidade nacional ao somar ao lirismo da poesia a força dos tambores dos percussionistas Rafa Almeida e Nego Henrique que deu nova roupagem ao grupo estourando na sua apresentação no Festival Rec-Beat.

O Cordel cresceu, ganhou o Brasil, depois o mundo, mas o coração sempre inquieto do Lirinha quer mais, quer alçar novos caminhos com a sua sede sempre renovada de crescer, aprender e é claro, ensinar, que seja.
Que aquele adolescente cujos olhos brilhavam declamando poesia no Colégio Cardeal, que fervilhava de idéias o grêmio estudantil, voe, mas não esqueça essa terra do Cardeal que estará sempre aqui torcendo pelo seu sucesso.

Agora cá pra nós, fica a sugestão de um show de despedida no local onde tudo começou: Arcoverde.
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.