Advertisement

Facebook

Museus em Números revela que o Brasil possui mais de 3 mil museus

O Instituto Brasileiro de Museus ( IBRAM) em parceria com o Ministério da Cultura, divulgaram hoje no Museu da República, o resultado de um estudo aprofundado que durou quatro anos  envolvendo mais de 30 profissionais.

É o Museus em Números. A publicação que é resultado da sistematização do Cadastro Nacional de Museus, conta pela primeira vez na história, a quantidade e a qualidade dos museus brasileiros desde 2006.

O resultado deste “censo museológico” revela que o Brasil, que iniciou o século XX com 12 museus, já conta com 3.025 instituições museais mapeadas. Dessas, 1.500 responderam à pesquisa. Localização, acervo, caracterização física, acessibilidade, infra-estrutura para o recebimento de turistas estrangeiros, funcionamento, segurança, atividades, serviços, recursos humanos e orçamento foram os aspectos investigados.

A edição traz dados estatísticos comentados sobre a realidade de cada Unidade da Federação no que se refere ao quantitativo e perfil de seus museus, além de situar a realidade brasileira no cenário museológico internacional.

Analisadas por uma equipe multidisciplinar, as informações colhidas trazem à tona as particularidades de caráter nacional e regional que determinam a atual configuração do setor, apontando avanços e desafios.

A ideia é que a publicação seja periódica, com edições trienais, e sirva de referência para o planejamento de políticas públicas, o desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao setor e a participação social.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...