Advertisement

Facebook

Nova Lei do Lixo decreta o fim dos lixões a céu aberto

Amannda Oliveira- Blog Falando Francamente
Foto: Amannda Oliveira
Após 20 anos tramitando no Congresso Nacional, foi sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lixo), vai causar uma verdadeira revolução no padrão de consumo e destinação do lixo.
Pela primeira vez uma lei estabelece responsabilidades compartilhadas entre governo, indústria, comércio e, é claro, nós consumidores.

O governo irá gerir os resíduos, dispor recursos para capacitação dos catadores pelas prefeituras, a indústria deverá apresentar projeto de remoção e destinação de entulhos em construções e recolhimento dos resíduos remanescentes após o uso e fabricantes de material tóxico como pilhas, lâmpadas eletroeletrônicos deverão implantar sistemas de recolhimento de itens e nós, teremos que separar de forma adequada o lixo na nossa casa.

A partir de agora, as prefeituras não poderão mais criar lixões e terão um prazo dado pelo governo federal para desativar os já existentes substituindo-os por aterros sanitários de material sem possibilidade de reaproveitamento ou decomposição (matéria orgânica).

Amannda Oliveira- Blog Falando Francamente
Lixo hospitalar / Foto: Amannda Oliveira
Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Aplicada – IPEA, o Brasil perde a cada ano cerca de R$ 8 bilhões por não reciclar o seu lixo. O que mostra que a nossa desorganização, além de causar mal ao mio ambiente e a nós mesmo, causa a economia do país.

A reutilização dos resíduos sólidos, vai reduzir a extração de material na natureza, a emissão de gases do efeito estufa e dará oportunidade a milhares de catadores de se profissionalizar aumentando a sua renda mensal.

Amannda Oliveira- Blog Falando Francamente
Foto: Amannda Oliveira
Um dos grandes desafios da nova lei, será conscientizar a população a separar o lixo de forma adequada , bem como jogar lixo no lixo, uma vez que uma simples volta pelas ruas das nossas cidades, mostram quanto longe estamos de uma educação que respeita o meio ambiente. Arcoverde é um bom exemplo disso, quem caminha pelas ruas com olhar mais atento, chega a se assustar com a quantidade de lixo que a população joga em lugares impróprios. Tem lixo no canal (incluindo um sofá), lixo próximo as escolas (inclusive lixo hospitalar), papel no chão, nas praças. E não é que não passe o carro pra apanhar o lixo na rua não, é que infelizmente, as pessoas não tem educação mesmo.

O Ministério do Meio Ambiente afirmou que campanhas educativas serão vinculadas em rádios e televisão em relação ao manejo do lixo nas casas. Acredito que seria mais apropriado seções de lavagem cerebral pra ser se as pessoas realmente mudam de atitude.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...