Advertisement

Facebook

Caravana da Cidadania retorna a Arcoverde

Foto: Amannda Oliveira
Nos dias 24 e 25 de setembro de 2009, a Caravana da Cidadania esteve em Arcoverde onde reuniu além das equipes do municípios, estudantes do curso de serviço social, gestores, conselheiros, técnicos e representantes da sociedade civil de Alagoinha, Buique, Ibimirim, Inajá, Pedra, poção, Pesqueira, Sanharó, São Bento do Una, Venturosa, Belo Jardim, Tupanatinga , Arcoverde e Manari.

No primeiro encontro foram abordados temas como as Políticas Nacional e Estadual do Idoso, O Conselho Estadual do Idoso (CEDI), Controle Social e Participação, Orçamento Público e O Papel do Ministério Público na área criminal e cidadã do direito do idoso. Foi pactuado que os municípios que não possuiam o Conselho fariam a sua implantação e que os já possuidores trabalhariam na melhoria e fortalecimento de suas ações.
Foto: Amannda Oliveira
Passados 08 meses desta reunião a Caravana da Cidadania retorna a Arcoverde nos dias 19 e 20 deste mês para colher os frutos do 1.° encontro e ter um feedback a respeito do que foi ou não realizado para que as dificuldades sejam levantadas e os encaminhamentos tomados.
As discussões desta segunda etapa foram coordenadas pelos Promotores de Justiça Yélena Monteiro e Paulo Lapenda, da Promotoria do Idoso.



Foto: Amannda Oliveira
Durante o evento os promotores conversaram com cada município constatando os que aprovaram leis criando o conselho, os que estavam aguardando a publicação ou estavam em debate , os que não entraram em acordo com a sociedade civil, e é claro os que estão em pleno funcionamento como o de Belo Jardim que é um modelo para os municípios do pólo. Alguns municípios se quer possuem um espaço voltado para o atendimento aos idosos.

A Dra. Yélena falou a respeito da importância de se ter um diagnóstico da realidade de cada município para que estas informações sirvam de base para a solicitação de verbas e ações voltadas as questões do idoso em Pernambuco. Um dos pontos que achei de grande importância foi a menção de que o Ministério Público pretende fazer com que o projeto da caravana se torne estadual, para que recursos garantam a continuidade das ações, bem como a notícia de que existe a idéia de se criar o Conselho Tutelar do Idoso, que faria encaminhamentos como abrigar e tutelar os idosos que sofrerem maus-tratos, tanto físicos quanto psicológicos, ou forem rejeitados por familiares, instituições públicas ou privadas.

Foto: Amannda Oliveira

Isso significaria um grande avanço nas ações, uma vez que a instituição teria recursos próprios.

Após dois dias de debates, o GRUPO BARAÚNA, como definido pelos participantes decidiu que a reunião dos conselheiros acontecerá a cada três meses, com a primeira reunião prevista para 19 de agosto e a segunda reunião para 18 de novembro; ambas na cidade de Arcoverde. Os municípios se comprometeram organizar capacitação para conselheiros, aumentar a atuação /articulação junto aos promotores, delegacias, CRAS. CREAS, Secretarias de Saúde, Rádios e Escolas, criar um evento a ser realizado no dia 15 de julho " Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra o Idoso"e a comemoração do Dia do Idoso em 1.° de Outubro.

Nas próximas reuniões serão enviados 04 representantes por município, sendo dois governamentais e dois não -governamentais que terão acesso a cursos como Benefício X Aposentadoria, CGU e Controle Social, Cuidador de Idosos , dentre outros.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...