sábado, 19 de dezembro de 2009

Sancionada a lei que cria o Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos

No último dia 17, foi sancionada pelo Presidente da República em exercício, José Alencar, a lei que autoriza a criação do Cadastro Nacional de Crianças e Adolescentes Desaparecidos.

O cadastro será mantido por órgão competente do Poder Executivo e terá a finalidade de reunir informações sobre crianças e adolescentes desaparecidos cujo desaparecimento tenha sido registrado em órgão de segurança pública federal ou estadual.

A ideia é integrar em tempo real, o Ministério da Justiça e as secretarias de segurança pública de todo o país, além de organismos internacionais e a sociedade em geral.
Todos os custos relativos ao desenvolvimento, instalação e à manutenção dessa base serão financiados pelo Fundo Nacional de Segurança Pública.
No Brasil, não existem dados oficiais que determinem a quantidade de crianças e adolescentes desaparecidos, o que se sabe é que dos casos registrados, um percentual de 10 a 15% permanecem sem solução pro um longo período de tempo, e às vezes jamais são resolvidos.

A Secretaria Especial de Direitos Humanos criou em 2002, uma rede nacional de identificação e localização de crianças e adolescentes desaparecidos, com o objetivo de articular serviços especializados de atendimento. Existem hoje cadastrados na ReDesap 1.257 desaparecidos, sendo que se constatou que estes casos em sua maioria se devem a fuga do lar por conflito familiar.

O cadastro chega a esta realidade como um grande aliado para a localização destas pessoas, mas é importante ressaltar que trabalhar a família faz toda diferença, uma vez que com a prevenção teremos uma  diminuição no número de crianças e adolescentes fugindo de casa.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Olinda Arte em Toda Parte 2009



Gente,

Desculpem o sumiço. Estive em Brasília participando de uma capacitação  do Cadastro Único e só voltei a pouco. Mas vamos as notícias.

De 03 a 13 de dezembro aconteceu a  9ª edição do Olinda Arte em Toda Parte que celebrou a vocação cultural da cidade.
 O evento trouxe como tema os 45 anos do Movimento da Ribeira, que aconteceu no período de 1964 a 1972 e ficou marcado como uma importante fase das artes no Brasil.

O movimento reuniu artistas como Guita Charifker, Luciano Pinheiro, José Barbosa, Ypiranga Filho, Montez Magno, José Tavares, José Cláudio, Adão Pinheiro, Roberto Amorim, Wilton de Souza e Dulce de Araújo e marcou o renascimento artístico do Nordeste. Para lembrar a fase foi montada no Mercado da Ribeira a exposição principal do evento, com painéis, textos e imagens da época Olinda 45 anos do Movimento da Ribeira, além do vídeo Ribeira das Artes, dirigido por Mariana Medeiros, Milena Evangelista e Sildelane Victor.


Existiram exposições também como a Macunaíma Colorau ( no Museu de Arte Contemporânea) e Tereza de Todos os Tempos( no Palácio dos Governadores).

Mais uma das coisas mais gostosas neste evento é andar pelas ladeiras e conhecer os ateliês da cidade que ficam de portas abertas para visitação. É um roteiro de encher os olhos com a maravilha da nossa arte e cultura.

Na programação desse ano participaram 429 artistas, 74 ateliês e 36 espaços que encheram Olinda de luz, cores a artes.
Se você não conhece o evento , vai ter que esperar até o ano que vem sempre no começo de dezembro pra conferir esta maravilha.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Morre Lombardi uma das vozes mais conhecidas no Brasil

Foto: Divulgação/SBT

O SBT amanheceu de luto. Morreu Lombardi o dono da voz que acompanhou Silvio Santos por anos a fio na emissora e que era bem conhecida de nós brasileiros.

Quem não conhecia aquela voz que dizia sempre: é isso mesmo Silvio? Eu que cresci assistindo ao Silvio Santos o conhecia de longa data.
Ele foi encontrado pela esposa que ao tentar acordá-lo pro volta das 8h da manhã desta quarta feira percebeu que o memso estava sem vida.
O programa do Silvio perdeu parte do seu brilho hoje.


O SBT divulgou uma nota se despedindo do locutor que vai fazer muita falta.

Adeus Lombardi!