VIII Conferência de Assistência Social de Pernambuco 2009

outubro 28, 2009

Tendo como tema “Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social – SUAS” o Estado de Pernambuco realizou no período de 26 a 28 de outubro no Centro de Convenções em Olinda a sua VIII Conferência Estadual de Assistência Social.

            O evento que é realizado pelo Governo do Estado junto ao Conselho Estadual de Assistência Social contou em sua abertura com a participação do Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Roldão Joaquim dos Santos, o Secretário Executivo de Desenvolvimento e Assistência Social Acácio Carvalho, o Assessor do Gabinete da Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social Renato de Paula, O Deputado Federal Paulo Ruben Santiago, a Presidente do CEAS /PE Maria Cristina Neuenshwander, representantes do Fórum de Secretários de Estado de Assistência Social - FONSEAS, Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Assistência Social- FONACEAS, a Secretária de Assistência Social do Recife Karla Menezes que foi representando o prefeito do João da Costa e de entidades que representam os usuários da política de assistência

Durante a Conferência repleta de palestras, mesas redondas, deliberações e trabalho em grupo foram debatidos temas como: Participação e Controle Social no SUAS, Protagonismo do Usuário e seu Lugar Político no SUAS, Os Conselhos de Assistência e o SUAS, Bases para a garantia do financiamento da Assistência Social, O Trabalhador no SUAS e o Protagonismo dos Usuários e O Papel do Controle Social no Bolsa Família.

Pernambuco se destaca nacionalmente, uma vez que foi o único Estado brasileiro que teve participação dos seus 184 municípios participantes mais o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, perfazendo um total de 1.200 delegados eleitos nas pré-conferências municipais.
Renato de Paula, representante do MDS elogiou o Estado ao afirmar que “Pernambuco continua a exercer seu protagonismo”.

Foram eleitos 52 delegados estaduais que participarão da Conferência Nacional que acontecerá no período de 30 de novembro a 03 de dezembro em Brasília – DF.

Opinião: Uma Semana Comum??

outubro 22, 2009
Esta semana foi repleta de acontecimentos no Rio de Janeiro que de modo particular me chamaram a atenção. Não apenas pelo aumento da crueldade, mas do fato das pessoas começarem a olhar para os fatos como algo normal/ corriqueiro.
O Rio de Janeiro que comemorou ser a sede da Copa de 2016 se viu nas televisões do mundo inteiro pela ação organizada dos traficantes e por vezes da derrota em termos de armamento da polícia brasileira.
Traficantes derrubaram um helicóptero da polícia e mataram oficiais que tinham família em casa.
O que me assusta em tudo isso, é que temos a sensação aliás, a péssima sensação de que esta situação não tem um dia para acabar e que se brincar as coisas ainda ficarão piores.
É terrível você ter a visão de que aqueles que foram incumbidos de nos defender são impotentes contra os que nos atacam.

O que fazem com todas as armas apreendidas pela polícia? Guardam em depósitos? E por que não se pega estas armas , que por vezes são de guerra e não colocam nas mãos da polícia para combater o crime? Por que não se dá condições reais de trabalho e de vida a estes profissionais?
Onde iremos parar se continuar assim? Acreditem, tenho medo da resposta. O Brasil vai investir milhões para a copa, mas por que não investe tanto quanto na segurança do país? Por que os nosso presídios continuam a servir de escola para aprendiz de bandido? E aqui , faço uma pergunta que pode incomodar aos defensores dos direitos humanos. Por que não se pensa em pena de morte nesta país? Não, eu não tenho pena de bandido, até por que alguém já viu criminoso com pena de nós?

Fico assistindo a milhares e milhares de histórias de tráfico, seqüestro , estupro , abuso contra crianças , maltratos contra os idosos e o que vejo ser feito em relação a isso? Nada.
As vezes fulano até vai preso, mas dias depois a nossa legislação que ao meu ver foi escrita pra bandido dá um jeitinho de soltar , de por na rua a mesma desgraça que amanhã vai cometer o mesmo crime só que com um outro inocente. A história se repete com personagens novos , pelo menos no que diz respeito ao defunto.

Odeio ter a sensação de estar me repetindo , de ser a que sempre reclama e bota a boca no mundo , mas será que sou a única incomodada com tanta palhaçada?
Depois teve o caso da morte do Evandro João da Silva coordenador do Afro Reggae, onde câmeras de segurança mostraram que se os policiais ao invés de terem ido ficar com o ganho dos assassinos tivessem socorrido a vítima , ela poderia estar viva. Fico pensando: como alguém consegue passar na rua , ver uma pessoa ferida e não tem a decência de chamar socorro? Será que endurecemos a este ponto? Onde está a nossa humanidade?
Onde iremos para se continuar assim?

Amannda Oliveira

Festival de Teatro de Garanhuns 2009

outubro 12, 2009

Desde o 10 de outubro em Garanhuns está acontecendo o 1.° Festival de Teatro de Garanhuns. O evento conta com uma série de espetáculos voltados para públicos de todos os gêneros e idades; bem como mesas redondas, palestras, bonecos para crianças , lançamento de livros e teatro de rua.
A abertura foi no Teatro Luiz Souto Dourado. No dia 11 a Tropa do Balaco Baco da cidade de Arcoverde se apresentou com A PAIXÃO E A SINA DE MATEUS E CATIRINA. Hoje dia 12 haverá o lançamento do livro: Pregando Peças de Janduy no aiditório do Diocesano de Garanhuns e logo mais a noite, o espetáculo MAIS UM TIQUIM DE NÓS  com o grupo cênico Emanuel Tenório de Holanda.
Se você é fã da boa arte , venha conferir. O festival vai até o dia 17 de outubro e terá seu encerramento no Escritório Bar com um show dos maravilhosos Válvulados.

Amannda Oliveira 

Dia das Criançassssssssss

outubro 12, 2009
Posso me considerar como alguém que teve uma infância feliz. Fui criada em um interior onde as crianças podiam correr na rua, jogar bola, construir nossos brinquedos e pescar em riachos.
Onde criança era criança. Não havia em nós vontade de crescer antes da hora, só queríamos brincar.
Claro que já haviam os jogos de vídeo-game, mas nada se comparava a estar na rua com os amigos, subir em árvores pra tirar alguma fruta e fazer cabanas como se estivessemos em alguma floresta.
Éramos estimuladas a ser criativas e acima de tudo , ser crianças.

Algumas coisas da minha infância tenho saudade até hoje como o Balão Mágico, Caverna do dragão, Thundercats, Cavalo de Fogo, Castrinho, O Programa da Xuxa e tantos outros.


Hoje observo crianças que querem ser adultas, meninas que aos 03 anos só querem maquiagem , que vivem pintadas , não gostam de sujar a roupa e que por vezes passam o dia inteiro presas em algum apartamento, cercadas unicamente por uma televisão, um computador e ou algum jogo. Assistindo ao que a mídia quer que acreditem ou consumam.

Algumas são tão adultas que chegam a me assustar. Perdem o principal  da vida que é ser criança. Envelhecem rápido, mas por dentro.
Claro que é necessário saber lidar com as tecnologias do nosso tempo, isso é óbvio, mas é bom para o emocional e para a alma ser criança.

Que cada um de nós não deixe adormecer a criança que existe em nossos corações, que saibamos ser crianças felizes por onde passarmos e que levemos isso para os nossos filhos e netos.

A todos um FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!




Festival da Jovem Guarda em Garanhuns 2009

outubro 11, 2009

Está acontecendo desde ontem na cidade de Garanhuns , mais uma edição do Festival da Jovem Guarda. Eu como sempre , vim conferir de perto mais um evento desta linda cidade das flores.

Confira a programação :

09/10 - SEXTA-FEIRA
Paulinho Groove
Gilberto e Banda
Wando

10/10 - SÁBADO
Golden Boys
Benito Di Paula
Joanna

11/10 - DOMINGO
Super Oara
Pholhas
The Fevers

Vem pra cá, ainda dá tempo de conferir.

Obama ganha o nobel da paz em 2009

outubro 11, 2009
O presidente americano Barack Obama recebeu nesta sexta-feira dia 09 de outubro o prêmio nobel da paz.

O anúncio causou polêmica, uma vez que o mesmo fez muito pouco até agora para merecer tal premiação.

O comitê justificou que a visão e os esforços de Obama em luta pela paz e de um mundo sem armas nucleares capturou a atenção do mundo e deu ao mundo a esperança de um mundo de paz e sem armas nucleares.
 O presidente disse estar honrado com a escolha do comitêe receberá o prêmio de 10 milhões de coroas suecas (US$ 1,4 milhão) em Oslo, capital da Noruega em 10 de dezembro. O presidente Lula disse que o nobel da paz está em boas mãos uma vez que o Barack vem se esforçando para manter a paz mundial e acabar com os armamentos nucleares.
Na verdade, acredito, que o premio sirva como voto de confiança em futuras ações, não em ações já praticadas, já que a avaliação foi realizada quando o referido presidente possuía apenas 12 dias de governo.

Cena Musical Pernambucana - Alexandre Revoredo

outubro 09, 2009
Em uma das minhas andanças conheci um artista num dos bares que freqüento em Garanhuns, o Alphoria. E meus ouvidos ficaram muito felizes com o seu repertório.

Alexandre Revoredo é músico, poeta e instrumentista. Já o vi tocando sozinho ou acompanhando alguma banda e esteja onde estiver nos proporciona uma voz agradável e um repertório que vai do Pop Rock a MPB, Bossa Nova, música regional, românticas, reggae e samba.

Sua presença nos bares da cidade, garante público certo.
Ano passado lançou o cd “Excesso de coisas , de pessoas,amontoado de pontos de partida” com clássicos como“ Corsário , Cotidiano e Encontros e Despedidas”.
Se você é da terra das flores, já o conhece, se estiver passando por lá , é só dar uma volta e conferir.
Eu asseguro que vai valer a pena.

Cena Musical Pernambucana: Marrom Brasileiro

outubro 08, 2009
Voltando a CENA MUSICAL, vou falar um pouco sobre um cara que possui uma bagagem e tanto e que já me fez correr muito atrás de um trio elétrico; estou falando de Marrom Brasileiro.
Marrom é um dos músicos mais completos que eu conheço e de uma bagagem pra botar inveja a muito cantor por ai e de uma versatilidade que chega a ser brilhante. Já ouvi dele músicas românticas, emboladas, maracatu, coco, ciranda e recentemente forró.
         Ele é cantor, compositor, arranjador e a meu ver um dos maiores poetas do nosso Estado e por que não dizer do Brasil.
         Começou tocando nas noites do Recife, passou pelo Grupo Alcano e em seguida ingressou na Banda Escorpios, onde por sinal gravou uma das músicas mais bonitas que escutei “Querer”.
         Depois veio a Versão Brasileira, que foi onde eu tive o prazer de conhecer o trabalho desse cara. Passei por muitas cidades atrás do Trio da Versão e segundo a minha mãe, Marrom lhe deve uma conta até hoje pelas noites mal dormidas e pelas seguidas horas escutando “É tanto amor”.kkkk
         Quem nunca ouviu Galera do Brasil, Pra te namorar, Arrea a Lenha e tantas outras que se eu for lista não termino tão cedo?
         No ano 2000, após sair de Versão Brasileira lançou o seu primeiro Cd Solo – “Arrea Lenha o som que agita” trazendo um mix com grandes sucessos.    
         Mais recentemente de roupagem nova nos trouxe de presente 02 CDs: 1.º Marrom Brasileiro no Forró, que traz novas composições como Estrada da Saudade e Coração Dividido e algumas já conhecidas pelo público como Gosto te Amar e Segura Eu só que em ritmo de forró. O 2.º Marrom Brasileiro traz uma mistura de frevo, embolada, coco, ciranda bem pernambucana que não dá vontade de parar de ouvir e muitas vezes de dançar com as músicas Vida de Solteiro, Banho de Cerveja e uma que gosto muito por que lembra o amor que eu tenho por Olinda e recife “Olinda Mãe Recifilho”.
         Bom, o que mais dizer de você meu querido a não ser: você é único. Salve a música de Marrom Brasileiro.

La Negra silencia e Argentina está de luto

outubro 04, 2009
Mercedes Sosa, faleceu hoje e por incrível que pareça eu não tenho palavras para descrevê-la a não ser como uma grande mulher, grande cidadã e uma grande cantora. Mulher que lutou a vida inteira por seus ideais de liberdade e muitas vezes pagou por isso sendo exilada por exemplo. Bom, a seguir um texto feito pela família da cantora .

"Somos os netos, os irmãos, sobrinhos, filho de quem foi para nós algo mais e diferente de um grande artista popular.

Com ela podemos partilhar a vida de alegrias e angústias privadas.
É por isso que vêm para você desse lugar íntimo, longe da severidade e dureza das declarações oficiais: porque nós sabemos o que queriam e ainda querem mãos do que a cantora e do artista que acompanhou muitas vezes, que se tornaram parte de sua família, mesmo sem laços de sangue.
É a partir deste lugar, queremos dizer-lhe que a Mercedes-mãe, tia, avó, irmã, deixou este mundo hoje.
Mas também quero dizer-lhe que estava sempre acompanhada, mesmo quando não poderia saber por um desfile interminável de amigos e artistas populares, e cada um deles: você.
E apesar da tristeza de uma agonia, passou os últimos momentos de paz, lutando contra a morte aguerridamente batendo o cabo de guerra acabou.
 É claro que estamos chocados e quero compartilhar com vocês esta tristeza. Enquanto, ao mesmo tempo, temos a garantia de que todos fizeram o seu melhor, inclusive o nosso preto para ficar um pouco mais com a gente. O que a fez feliz cantava Mercedes.
E certamente ela teria gostado de cantar na final.
É assim que funciona bem nos lembramos, e nós convidamos você a ver conosco.
Obrigada pela companhia que nunca deixou de se mostrar presente."

Piora o estado de saúde de Mercedes Sosa

outubro 02, 2009
A Argentina vive um estado de ansiedade com a internação de um dos ícones da música nacional: Mercedes Sosa.
A cantora que é tão conhecida quanto Carlos Gardel e Astor Piazolla, foi internada há alguns dias com uma crise renal e teve o seu estado de saúde complicado devido a uma falha cardiorespiratória.
A artista de 74 anos recebeu a extrema unção ( que é dada aos doentes em eminência de morte) de um padre a pedido da família da cantora e dela própria. O religioso afirmou que a família espera um milagre.   Neste ano, ela lançou um disco em dois volumes denominado "Cantora", em que canta em parceria com artistas como Joan Manuel Serrat, Caetano Veloso e Shakira, razão pela qual está indicada a três prêmios Grammy Latino.

      
       Vamos então torcer por um milagre.

O Brasil é a Sede das Olimpíadas de 2016!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

outubro 02, 2009
       As imagens lembravam uma final de copa do mundo, mas na verdade , as mais de 100 mil pessoas que se aglomeravam na praia de Copacabana, estavam vivendo a ansiedade de saber quem sediaria as olimpíadas de 2016 onde o Rio de Janeiro era candidato.
Em uma festa comandada pelo ator Eri Jhonson e regada a Lulu Santos, bateria do Salgueiro e o grupo Revelação uma multidão de mais de 100 mil pessoas esperavam ansiosas o vencedor da briga para saber quem seria a cidade que levaria pra casa as olimpíadas de 2016.
Copenhague
A apresentação do Brasil emocionou a platéia.
Esta era a 3.ª tentativa , só hoje foram mais de 10 horas de espera.  Chicago e Tóquio foram eliminados e a disputa da grande final ficou entre Madri e Brasil. As 13:31 horas do dia 12 de outubro de 2009, foi confirmado que o Rio era o grande vencedor.
A comitiva brasileira que vinha assistindo a tudo com um misto de ansiedade, expectativa e muita emoção , viu suas esperanças e trabalho de toda uma campanha valerem a pena. 
E Copacabana que por algumas horas se tornou o centro das atenções dos canais de Tv do mundo inteiro, ficou em festa. 
O presidente Lula não conseguia e tão pouco Pelé conter as lágrimas e comentou : 
- Ao ver na televisão as imagens de Obama chegando a Copenhague, me disseram: "perdemos, o Obama chegou, ele vai ganhar"  .
- Obama me disse na cúpula do G-8 que mandaria sua mulher, Michelle, porque ela conseguiria sensibilizar melhor as pessoas para a candidatura de Chicago. Mas eu respondi: "se você não vier a Copenhague, eu vou ganhar". 
- Depois, ele mudou de ideia e veio, mas Deus quis que nós ganhássemos - comemorou Lula depois do resultado da eleição. 
O presidente ainda pediu desculpas aos países que perderam pelo seu "excesso de felicidade": me desculpem, mas fomos nós que ficamos felizes. É uma grande oportunidade que mostra que somos um grande país. Tenho 63 anos e pensei que já não teria motivos na vida para me emocionar assim, depois de viver tantas coisas e conhecer tantas celebridades. Mas este é talvez o dia mais emocionante da minha vida. 
Ao saber da vitória brasileira o presidente americano comentou- Gostaria de parabenizar o Rio de Janeiro e o Brasil por ter vencido. Acredito que é um evento verdadeiramente histórico, já que serão os primeiros Jogos Olímpicos na América do Sul.
A partir de agora o Rio que é a cidade brasileira que mais recebe turistas, terá que correr muito para se adequar as exigências; a começar pela rede hoteleira que possui uma defasagem em torno de 12.000 leitos nos hotéis., a segurança terá que ser reforçada o que já começou a ser feito com o Projeto de Segurança Comunitárias , será construído um centro de treinamento para atletas e os transporte também será melhorado.
Será um investimento de bilhões de reais e o resultado desse investimento ficará para a população da cidade que assim como o Cristo , está de braços abertos. Estas vitórias mostram que o mundo começa a olhar par ao nosso país com outros olhos e eu, fico ainda mais orgulhosa de ser brasileira. 

VIVA O BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!

REFORMA POLÍTICA LIBERA CAMPANHAS PELA INTERNET

outubro 01, 2009
A campanha do presidente americano Barack Obama mostrou o poder de comunicação e interatividade da internet junto à população.
De fato, a internet constitui hoje um espaço para se debater não só sobre política, mas a respeito de todo e qualquer assunto que se pense. E os sites de relacionamentos como Orkut, Youtube, Facebook, Blog e Twitter, são apenas alguns deles, porém os mais frequentados

De olho neste poder, os políticos brasileiros, resolveram aderir à moda e muitos deles já possuem o seu espaço de propaganda.
Com o objetivo de liberar campanhas políticas pela internet, a Câmara dos Deputados, aprovou uma minireforma eleitoral que foi sancionada pelo Presidente Lula no último dia 29 de setembro.

As novas regras já serão utilizadas para as próximas eleições em 2010, quando serão eleitos presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.
A reforma mantém a internet livre durante as campanhas, sem limites de atuação dos sites jornalísticos e pessoais, desde que fique assegurado  o direito de resposta aos candidatos ofendidos, também determina que não deve haver anonimato nas matérias jornalísticas.


Os candidatos e partidos poderão manter seus sites ativos inclusive no dia da votação. Na atual legislação, os sites são obrigados a retirar do ar seu conteúdo.
O voto em trânsito está mantido para eleição presidencial; permitindo ao eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral comparecer a uma sessão e votar em um dos candidatos. Mas, vale ressaltar que esta votação vale apenas nas capitais.

Outra polêmica foi à inovação no sistema de arrecadação das campanhas que permitirá que sejam realizadas doações anônimas por meio de cartão de crédito e até mesmo, doação de bens próprios, como veículos e imóveis no valor de até R$ 50.000 que abre espaço para o recebimento de dinheiro ilícito.
Foi vetada a proposta que previa o parcelamento de multas eleitorais junto à Receita Federal. O Ministério da Fazenda solicitou o veto do artigo, uma vez que o órgão responsável por tal parcelamento é a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional.

As emissoras continuam sendo obrigadas a informar à Receita o valor da publicidade comercial veiculada no dia anterior à veiculação da propaganda eleitoral e a receita obtida com a venda da grade naquele horário 30 dias antes e 30 dias depois da propaganda eleitoral; estas também continuam sendo obrigadas a convidar todos os candidatos por 2/3 dos candidatos, que permite a realização de debates sem a presença de todos os concorrentes.
As entidades de assistência social vinculadas a candidatos não poderão criar ou ampliar programas em plano eleitoral. Os candidatos a cargo executivo continuam proibidos de participar de inaugurações de obras públicas nos 03 meses que antecedem a eleição.
Pelo menos no que depender da internet as eleições de 2010 promete um bom debate on line.
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.